Informativos

Construção civil reduz atividade e número de empregados em agosto

Indicadores confirmam retração do setor, informa pesquisa feita pela CNI. Expectativas para os próximos seis meses também são negativas.

Pesquisa “Sondagem Indústria da Construção” divulgada nesta quarta-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que os níveis de atividade e de emprego na indústria da construção caíram em agosto, ficando em 43 e 43,5 pontos, respectivamente.

Os dois indicadores, que se afastaram ainda mais da linha divisória dos 50 pontos, confirmam a “retração do setor”, informa o estudo.

“Há um efeito cadeia no setor. As empresas estão contratando menos o setor de construção civil e a demanda do segmento acaba sendo menor”, explica Marcelo Azevedo, economista da CNI.

Com esse quadro, o nível de utilização da capacidade de operação caiu dois pontos percentuais em relação a agosto de 2013 e ficou em 67% no mês passado, informa a confederação. Ou seja, foram utilizados menos mão de obra e equipamentos.

Segundo a CNI, as perspectivas do setor para os próximos seis meses também são negativas. “Esse quadro ruim pode demorar um pouco para mudar. Temos uma perspectiva negativa a partir de um quadro já negativo”, acrescenta o economista.

O indicador de expectativa de novos empreendimentos e serviços ficou em 48,5 pontos, o de nível de atividade caiu para 48,4 pontos e o de número de empregados recuou para 47,7 pontos. Os indicadores de expectativa variam de zero a cem. Abaixo de 50 revelam previsões negativas.

Fonte: G1

Voltar